Branco da Talha by António Maçanita 2013

Fita Preta Maçanita 003

Um branco, no mínimo, desafiante.

Feito de Roupeiro e Antão Vaz, este branco alentejano tem, desde logo, uma grande virtude: é diferente do que se bebe por aí.

Notas de prova: Distinto, mineral, complexo e fresco. Assenta primeiro na fruta e frescura das castas, com uma segunda dimensão dominada pelas notas terrosas, quase químicas da talha. Na boca alguma textura, sempre suportado em tensão e acidez.

Serviço e Gastronomia: Servir a 10ºC. Fresco, a sua acidez, notas terrosas permitem harmonizar muito bem com pratos que contenham cogumelos, beterraba ou trufas.

Álcool: 12,5%Vol.

Denominação: Vinho Regional Alentejano

Viticultura: Mistura de vinhas com 25-30 anos das castas locais Roupeiro e Antão Vaz. Agricultura sustentável em que apenas o redimento é controlado e a qualidade é melhorada com a remoção de ramos secundários e poda de cachos.

Vinificação: A vindima é manual em caixas de 20Kg. As caixas foram colocadas directamente na prensa sem esmagamento. O mosto depois de decantado foi colocado numa talha de 1000 Litros com a data inscrita de 1946. A fermentação ocorreu então, numa câmara de frio a 14ºC durante cerca de 28 dias. O vinho foi decantado estabilizado com bentonite e estabilizado por frio.

Notas de prova do produtor: Fita Preta

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s