“O Melhor Queijo do Mundo”

Queijo da Serra da Estrela mundo 002

Queijo de Ovelha Curado Amanteigado “O Melhor Queijo do Mundo”

A Quinta da Cerdeira, na Serra da Estrela, Portugal, produz artesanalmente segundo uma receita ancestral com mais de 18 séculos. Essa mítica receita, considerada unanimemente como a “autêntica” receita do Queijo da Serra harmoniza com sábia maestria o puro leite de ovelha da raça autóctone bordaleira, sal e a flor do cardo.
Em 50 dias o queijo fica “curado” sendo, durante todo esse tempo, lavado e cuidado de forma a permitir que todas as suas ímpares características gastronómicas se desenvolvam plenamente.
Cada exemplar é peça única e só chega ao consumidor depois de passar por um rígido controle de qualidade. Assim, à arte tradicional juntamos o rigor dos modernos padrões sanitários alimentares. Como consequência, o Queijo Quinta da Cerdeira é produzido em pequena escala, nascendo por isso vocacionado para paladares exigentes.

Conservação
O Queijo Quinta da Cerdeira deve manter-se acondicionado em embalagem permeável para que possa “respirar” e a uma temperatura entre os 4 e os 10 graus centígrados, .
A sua consistência amanteigada é protegida por uma casca firme que poderá desenvolver manchas esbranquiçadas e odor característico. Trata-se de sinais naturais, não devendo por isso serem confundidos com indícios ou evidências de deterioração. Caso o queijo desenvolva algum bolor, antes de ir à mesa deve ser mantido no congelador por cerca de cinco minutos. A seguir procede-se à sua lavagem em água abundante, esfregando-se suavemente com uma escova ou esponja macia e sem uso.

Dicas para servir
Por tratar-se de um produto genuíno em contínuo processo de maturação o Queijo Quinta da Cerdeira muda de uma inicial consistência pastosa (designação amanteigada) até se tornar duro (velho), muito valorizado neste estádio pelos gourmants.
Em consistência pastosa deve retirar-se do frigorífico 30 minutos antes de ir à mesa. Para servir, recomenda-se que seja recortada e removida a parte superior do queijo, como se de uma tampa circular se tratasse, ficando, assim, todo o seu conteúdo facilmente acessível. Com uma pequena colher retira-se a pasta de queijo e barra-se sobre torradas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s